20 de jul. de 2011

Bjork e Wilson


Pois a cantora islandesa Bjork (que também ficou famosa estrelando o filme Dançando no Escuro) está lançando um projeto musical que promete ser revolucionário no mundo da música. Li isso no Segundo Caderno de ZH da semana passada. O projeto dela se chama Biophilia. E é aí que está: a palavra “biofilia”, num sentido geral, significa “amor pelas coisas vivas”. Segundo a reportagem, “a hipótese da biofilia sugere que os seres humanos têm uma afinidade inata com o mundo natural – as plantas, os animais e até mesmo o clima”. Academicamente, remete a um autor, Edward Osborne Wilson (fotinho ao lado), 82 anos, biólogo norte-americano, doutor em Biologia pela Harvard, famoso por desenvolver trabalhos sobre o comportamento animal (ele é especialista em formigas e sua comunicação por feromônios...), o que inclui os humanos nesse rol, afinal, somos um dos tantos mamíferos do planeta, devendo a uma cadeia evolutiva megagigatesca e hipercomplexa a nossa existência e sobrevivência com relativo sucesso.

Ao pesquisador (entomologista, mais especificamente) é creditada a popularização do termo “biodiversidade” e ao desenvolvimento de uma disciplina científica, a Sociobiologia – abordagem polêmica, que considera determinações biológicas na constituição das sociedades humanas e seus comportamentos sociais. Para a Sociobiologia, há fatores genéticos bastante determinantes da sociabilidade de diversos grupos de animais, frutos do longuíssimo processo evolutivo dos seres vivos na Terra, introduzido vários questionamentos dentro das Ciências Sociais e da Psicologia "tradicionais".

O assunto tem voltado a me intrigar bastante, tanto que me meti na leitura de Da natureza humana, do próprio Wilson, obra publicada originalmente no final dos anos de 1970 - e que funciona como uma ampla introdução à Sociobiologia, após outros livros do autor já terem apresentado a proposta sociobiológica para a análise das sociedades humanas.

Isso tem sido bem estimulante! Agradeço a Bjork a referência que me levou ao Wilson!

Sobre o projeto da cantora, segue a versão online da reportagem mencionada:

http://zerohora.clicrbs.com.br/especial/rs/segundocaderno/19,1033,3383118,Cantora-Bjork-aposta-em-tecnologia-e-natureza-em-novo-projeto.html

E. O. Wilson mantém uma fundação com objetivos bem práticos/pragamáticos:

http://www.eowilson.org

Nenhum comentário: