10 de ago. de 2011

Vereadores: 11 é pouco, mas Câmara precisa melhorar muito

Semanas atrás isntalou-se uma polêmica - que ainda correr - por conta da alteração de número de vereadores na Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul. Emendei alguns de meus comentários curtos (!) sobre o assunto por aí e posto-os abaixo.

---------------

Não avultando os custos, sou favorável a ampliação do número de vereadores em Santa Cruz. Quem quer democracia, quer ampliar a representação da população na câmara, entrado mulheres, por exemplo, que não existe uma sequer, entre outros segmentos e até partidos sem representação no legislativo local.

Câmaras de vereadores, assembléias legislativas e outros mecanismos são essenciais na democracia, e sua qualidade depende muito do voto do/a cidadão/ã. "Jogar a culpa" da política podre e medíocre nos vereadores é esquecer quem os elege. São retratos do povo, ou seja, meus, teus, nossos.

Ter maior participação no processo político – e não simplesmente manter ou diminuir vereadores – me parece o melhor caminho. Discutir não só na hora de querer cortar gastos com supostos inúteis. Radicalizando, poderíamos dispensar todos os parlamentares e demais cargos políticos eleitos e deixar que um "Hitler" nos governe... No começo, poderia sair mais barato...

Além da "baixa produtividade", acho que a pequena representação numérica na Câmara também colabora para a aprovação de projetos absurdos, já que a possibilidade de haver contestação é menor com um número diminuído de vereadores. Santa Cruz, democraticamente, está perdendo muito com essa baixa proporção entre eleitores e vereadores. Vale Verde tem 2.850 eleitores e 9 (nove) vereadores. Santa Cruz, 90.670 eleitores e 11 (onze) vereadores...

A mobilização que está acontecendo tem vários lados positivos. O empenho das pessoas preocupadas com os gastos públicos é um dessas facetas. Mas falta abordar e aprofundar o tema do poder, da democracia e da participação popular, ou seja, da cidadania em amplo sentido. Não são assuntos muito simples. Para os vereadores, fica o alerta: parece que suas atuações estão deixando muito a desejar, pelo investimento que a população faz para mantê-los e manter toda a estrutura da Câmara.

2 comentários: