16 de jan. de 2010

Denuncismo e o sepulcro caiado


Esta semana, por uma lista que participo, recebi um e-mail desses de “corrente”, denunciando um suposto ato de censura ao cineasta, comentarista político e escritor Arnaldo Jabor.

Só para registrar o meu repúdio ao denuncismo manipulador – da informação e dos internautas – reproduzo a troca de e-mails aqui no blog.

-------------------

Amigos,

Eu mandei um e-mail fazendo umas "ponderações" sobre essa "corrente" e enviei pro pessoal da lista, mas não sei o que aconteceu. Ninguém reagiu... Vou aproveitar e colar a mensagem aqui de novo, porque fala disso: como usam de manipulações e falsidade para exigir "ética"??? [Por que será?]
I.

*******************

Sem querer entrar em defesas partidárias, ideológicas etc., mas parece que essa é uma "notícia" requentada. Mais ainda: flagrantemente manipulada, para parecer "urgente", atual e com um conteúdo nada a ver com a notícia original.

A tal retirada se refere a algo acontecido há mais de 3 anos, em 2006, durante as últimas eleições presidenciais, requerida pela coligação A Força do Povo. E como eu disse, sem ligação alguma com a opinião reputada ao Jabor, colada à mensagem enviada. A fala dele, contestada no processo de 2006, é completamente outra e está num contexto de disputa eleitoral, onde existe um regramento, nada a ver com "censura".

Não sei quem produziu essa "corrente". Mas fica estranho. Que moral esse pessoal vai ter se usa informações manipuladas, distorcidas e mesmo inverídicas para combater supostas mentiras, escamoteações e "pouca-vergonha"??? Cai tudo por terra... A cueca está furada, tchê!

Abaixo, a notícia que saiu em 2006 no Terra (http://noticias.terra.com.br/eleicoes2006/interna/0,,OI1189873-EI6652,00.html).

W.


****************

Notícias Eleições 2006

Presidencial

TSE determina retirada de comentário de Jabor na Internet

Sexta, 13 de outubro de 2006, 15h43

O ministro Ari Pargendler, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a retirada da página da rádio CBN na Internet, e das páginas de todas as suas afiliadas, do comentário do colunista Arnaldo Jabor feito no último dia 10 de outubro. O juiz considerou que o comentário favorecia o candidato à Presidência da República Geraldo Alckmin (PSDB) e prejudicava o candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O pedido da liminar para retirada foi requerido pela coligação "A Força do Povo" (PT-PRB-PCdoB), que apóia a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O advogados da coligação argumentaram que o comentário de Arnaldo Jabor teria emitido opinião favorável ao candidato Geraldo Alckmin e negativa ao atual presidente da República.

O comentário impugnado foi o seguinte: "amigos ouvintes, o debate de domingo serviu para vermos os dois lados do Brasil. De um lado, um choque de capitalismo. De outro, um choque de socialismo deformado num populismo estadista, num getulismo tardio. De um lado, São Paulo e a complexa experiência de Estado industrializado, rico e privatista. De outro, a voz dos grotões, onde o estado ainda é o provedor dos vassalos famintos. De um lado, a teimosa demanda do Alckmin pelo concreto da administração pública, e do outro, o Lula, apelando para pretextos utópicos, preferindo rolar na retórica de símbolo (...)".

A rádio foi notificada da decisão, por fax, na quinta-feira.

Redação Terra

Leia esta notícia no original em:

Terra - Brasil

http://noticias.terra.com.br/eleicoes2006/interna/0,,OI1189873-EI6652,00.html



--------------------------------------------------------------------------------

De: v.
Enviada: qui 14-01-2010 20:10
Para:
Cc:
Assunto:
Re: Náo deixem de ler [sic]

Maravilhas da internet.

Me dei o trabalho de pesquisar (rapidamente, é verdade) pra ver se esse é mesmo do Jabor, pois ele escreve bem melhor que isso pauleando o Lula e outros, sem julgar o tema do artigo, só o estilo. Sem falar que um simples "copiar/colar" da coluna dele já daria uma diagramação mais atraente.

Me pareceu, um artigo escrito por alguém que não está convencido que só seu texto bastaria pra ser eloquente (além desse monte de exclamações !!! e esse grifos em vermelho, pra nós e o "povo" entendermos os tópicos.), preferindo colocar o nome de um articulista conhecido assinando, pra prestarem atenção. Mesmo que o que está dito não seja mentira, pode ser que eu esteja enganado sobre a pirataria intelectual para manipulação, mas achei ele em vários lugares, menos no Blog do próprio autor ou em algum veículo onde ele escreva.

V.

----- Original Message -----

From:
To:
Cc:
Sent: Wednesday, January 13, 2010 1:25 PM
Subject: Náo deixem de ler

TSE determinou a retirada do comentário de Arnaldo Jabor.

Não deixe de repassar é o mínimo que podemos fazer diante de tanta corrupção!

TSE determinou a retirada do comentário de Arnaldo Jabor do site da CBN.


Leia o comentário de Dora Kramer, Estadão de Domingo:

'A decisão do TSE que determinou a retirada do comentário de Arnaldo Jabor do site da CBN, a pedido do presidente 'Lula' até pode ter amparo na legislação eleitoral, mas fere o preceito constitucional da liberdade de imprensa e de expressão, configurando- se, portanto, um ato de censura.'

Em outro trecho:

'Jabor faz parte de uma lista de profissionais tidos pelo Presidente Lula como desafetos e, por isso, passíveis de retaliação à medida que se apresentem as oportunidades! '

'Não deixem de ler e reler o texto abaixo e passem adiante'!

A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE.

(ARNALDO JABOR)

O que foi que nos aconteceu?
No Brasil, estamos diante de acontecimentos inexplicáveis, ou melhor,'explicá veis' demais.
Toda a verdade já foi descoberta, todos os crimes provados, todas as mentiras percebidas.
Tudo já aconteceu e nada acontece. Os culpados estão catalogados, fichados, e nada rola.
A verdade está na cara, mas a verdade não se impõe. Isto é uma situação inédita na História brasileira!! !!!!!
Claro que a mentira sempre foi a base do sistema político, infiltrada no labirinto das oligarquias, mas nunca a verdade foi tão límpida à nossa frente e, no entanto, tão inútil, impotente, desfigurada! !!!!!!!
Os fatos reais: com a eleição de Lula, uma quadrilha se enfiou no governo e desviou bilhões de dinheiro público para tomar o Estado e ficar no poder 20 anos!!!!
Os culpados são todos conhecidos, tudo está decifrado, os cheques assinados, as contas no estrangeiro, os tapes, as provas irrefutáveis, mas o governo psicopata de Lula nega e ignora tudo !!!!!
Questionado ou flagrado, o psicopata não se responsabiliza por suas ações. Sempre se acha inocente ou vítima do mundo, do qual tem de se vingar. O outro não existe para ele e não sente nem remorso nem vergonha do que faz !!!!!
Mente compulsivamente, acreditando na própria mentira, para conseguir poder. Este governo é psicopata!!! Seus membros riem da verdade, viram-lhe as costas, passam-lhe a mão nas nádegas. A verdade se encolhe, humilhada, num canto. E o pior é que o Lula, amparado em sua imagem de 'povo', consegue transformar a Razão em vilã, as provas contra ele em acusações 'falsas', sua condição de cúmplice e Comandante em 'vítima'!!!!!
E a população ignorante engole tudo. Como é possível isso?
Simples: o Judiciário paralítico entoca todos os crimes na Fortaleza da lentidão e da impunidade. Só daqui a dois anos serão julgados os indiciados - nos comunica o STF.
Os delitos são esquecidos, empacotados, prescrevem. A Lei protege os crimes e regulamenta a própria desmoralização Jornalistas e formadores de opinião sentem-se inúteis, pois a indignação ficou supérflua. O que dizemos não se escreve, o que escrevemos não se finca, tudo quebra diante do poder da mentira desse governo.
Sei que este é um artigo óbvio, repetitivo, inútil, mas tem de ser escrito...
Está havendo uma desmoralização do pensamento.
Deprimo-me:
Denunciar para quê, se indignar com quê? Fazer o quê?'
A existência dessa estirpe de mentirosos está dissolvendo a nossa língua. Este neocinismo está a desmoralizar as palavras, os raciocínios. A língua portuguesa, os textos nos jornais, nos blogs, na TV, rádio,tudo fica ridículo diante da ditadura do lulo-petismo.
A cada cassado perdoado, a cada negação do óbvio, a cada testemunha, muda, aumenta a sensação de que as idéias não correspondem mais Aos fatos!!!!!
Pior: que os fatos não são nada - só valem as versões, as manipulações.
No último ano, tivemos um único momento de verdade, louca, operística, grotesca, mas maravilhosa, quando o Roberto Jefferson abriu a cortina do país e deixou-nos ver os intestinos de nossa política.
Depois surgiram dois grandes documentos históricos: o relatório da CPI dos Correios e o parecer do procurador-geral da república. São verdades cristalinas, com sol a Pino.
E, no entanto, chegam a ter um sabor quase de 'gafe'.
Lulo-Petistas clamam: 'Como é que a Procuradoria Geral, nomeada pelo Lula, tem o desplante de ser tão clara! Como que o Osmar Serraglio pode ser tão explícito, e como o Delcídio Amaral não mentiu em nome do PT ? Como ousaram ser honestos?'
Sempre que a verdade eclode, reagem.
Quando um juiz condena rápido, é chamado de exibicionista' . Quando apareceu aquela grana toda no Maranhão (lembram, filhinhos?), a família Sarney reagiu ofendida com a falta de 'finesse' do governo de FH, que não teve a delicadeza de avisar que a polícia estava chegando...
Mas agora é diferente.
As palavras estão sendo esvaziadas de sentido. Assim como o stalinismo apagava fotos, reescrevia textos para contestar seus crimes, o governo do Lula está criando uma língua nova, uma neo-língua empobrecedora da ciência política, uma língua esquemática, dualista, maniqueísta, nos preparando para o futuro político simplista que está se consolidando no horizonte.
Toda a complexidade rica do país será transformada em uma massa de palavras de ordem , de preconceitos ideológicos movidos a dualismos e oposições, como tendem a fazer o Populismo e o simplismo.
Lula será eleito por uma oposição mecânica entre ricos e pobres, dividindo o país em 'a favor' do povo e 'contra', recauchutando significados que não dão mais conta da circularidade do mundo atual. Teremos o 'sim' e o 'não', teremos a depressão da razão de um lado e a psicopatia política de outro, teremos a volta da oposição Mundo x Brasil, nacional x internacional e um voluntarismo que legitima o governo de um Lula 2 e um Garotinho depois.
Alguns otimistas dizem: 'Não... este maremoto de mentiras nos dará uma fome de Verdades'!

ESSE TEXTO PRECISA E DEVE SE TRANSFORMAR NA MAIOR CORRENTE QUE A INTERNET JÁ VIU !!!


Depois disso, outro amigo, pela mesma lista, reproduzu outro e-mail denuncista, dessa vez contra o ministro Tarso Genro. Comentei o seguinte:


De novo: não quero entrar em polêmica desgastante e já faz um bom tempo que não olho mais o PT e o mundo da política partidária com romantismo ou/e visão maniqueísta. Mas, Xanduty, mais uma vez, estamos diante de mais uma "corrente" que pretende "denunciar", "alertar" sobre sacanagens - só que a mensagem demonstra que, por de trás dela, aquele que a fez, é um sacana manipulador, cheio de má-fé, e que usa da boa-fé de opositores do PT etc. para "disseminar" uma cafajestada travestida de "preocupação ética". Quer dar moral, denunciar a imoralidade, mas cometendo uma baita imoralidade ao jogar com dados, usando de parcialidades para parecer escandaloso. Vale tudo, então? Os fins justificam os meios? Me faz lembrar da parábola bíblica, onde Jesus fala em "sepulcros caiados", no Evangelho de Mateus.

É o que eu falei sobre aquela outra "corrente", dizendo que o Lula censurou o Jabor, numa grosseira manipulação, e que ninguém aqui comentou de volta...

Com as informações que tenho, que saíram na Folha de São Paulo e no Estadão, não dá para concluir da forma que o carinha faz, num evidente "anti-tarsismo". Não se trata de jornalismo, mas de pura propaganda difamatória. Merda querendo combater merda, só aumentando a merda mais ainda.

E apenas um detalhe, pra não nos cansarmos mais: todos os dados usados pelas reportagens estão disponíveis no Portal da Transparência, site da Controladoria-Geral da União, do Governo Federal...

I.

Um comentário:

Luis Fernando disse...

Já vi o próprio Jabor se queixar da quantidade imensa de fraudes e textos fajutos que lhe são atribuídos. E não é só ele. Esses dias, recebi por e-mail um texto defendendo a ditadura militar assinado por... Millôr Fernandes. O texto é primário, de um didatismo imbecil, e qualquer um que leu Millôr sabe que ele jamais teria escrito aquela bosta. Sem falar que ele nunca defendeu militares, pelo contrário, Millôr foi um dos alvos preferidos da censura dos generais.
Mas, enfim, como na net a maioria não tem conhecimento literário mesmo, qualquer um escreve qualquer baboseira, forja a assinatura de alguém famoso e arranca aplausos de algumas centenas de otários.